sexta-feira, 30 de novembro de 2018

I CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Novas Diretrizes começam a ocupar espaço nos debates na célula municipal, a caminho do plano nacional. A ideia é aumentar a proteção diante do crescimento dos indicadores de violência e convocar a família para entrar com participação maior na estrutura de proteção. 

O município de Quatro Irmãos sediou a I Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, reunindo os conselhos dos municípios de Ponte Preta, Jacutinga e Quatro Irmãos, em torno do tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências. As atividades foram em dois turnos; na parte da manhã houve a pré-conferência e a partir das 13h, foram abertos os debates seguindo o protocolo do evento. Após abertura oficial pela presidente Sandra Bertuzzi, os trabalhos se desenvolveram até próximo das 17h, A fase de discussão dos temas e elaboração das proposições que contribuirão na elaboração das novas diretrizes no âmbito Nacional, despertou a participação de todos em grupos.

Os municípios foram representados por diversas autoridades e líderes comunitários, fazendo parte da mesa de autoridades: Sandra Bertuzzi (Presidente do COMDICAQI e presidente da Comissão Organizadora); Mari Tânia Trevizol Spazzini (presidente do COMDICAJ de Jacutinga e Vice-presidente da Comissão Organizadora); Lucia Trentin Zanchet (presidente do COMDICAPP); Adilson De Valle (Prefeito de Quatro Irmãos); Ademir Sakrezenski (Prefeito de Ponte Preta) atual presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai; Carlos Alberto Bordin (Prefeito de Jacutinga); Luiz Roberto Moller (sociólogo e palestrante).

Juntamente com os temas selecionados a partir de um ampla discussão e convergência dos interesses para a média das necessidades de cada município, foram eleitos os delegados municipais. Eles defenderão a inclusão dos pleitos de âmbito estadual, no primeiro semestre do próximo ano, e quem sabe, inclusão no programa nacional, a partir da Conferência Nacional marcada para o mês de outubro de 2019.

Delegados eleitos:

Ponte Preta
COMDICAPP: Maiara Fassícollo (Titular), Kristine Cavazolla (Suplente)
ADOLESCENTES: Jenilson Martinelli (Titular), Tailana Ieger (Suplente);

Jacutinga:
COMDICAJ – Gabrieli Facchi (Titular), Carla Franceschi (Suplente)
ADOLESCENTE – Karine Toigo (Titular), Fernando Oliveira (Suplente);

Quatro Irmãos:
COMDICAQI: Sandra Bertuzzi (Titular), Katina Dias Weber (Suplente).
CPM COMUNIDADE: Marlene Cardoso (Titular), Lenita Breitkreitz Baldissera (Suplente).
ADOLESCENTE: Ana Beatriz Bazzotti (Titular), Raquel Cardoso (Suplente)

































Integração do Dia da Consciência Negra

Evento em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), data estabelecida por Lei Federal no ano de 2003 e que faz homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, o maior personagem histórico brasileiro de luta até a morte pela liberdade e cultura de seu povo.

As crianças, adolescentes e suas famílias atendidos no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) participaram de um lindo evento no dia de hoje, cuja programação da tarde foi realizada na Praça Germano Sitta.

A Administração Municipal esteve representada pelo Prefeito Carlos Alberto Bordin, Secretária de Assistência Social Loides Breda e Secretária de Saúde Valdirene Foletto, juntamente com a equipe da Secretaria de Assistência Social e do CRAS responsáveis pela organização do evento. 

A tarde iniciou bem de acordo com a proposta do evento: com muita poesia na 10ª ed. do Sarau Palmares. Na sequência teve Peleia de B. Boys e a 48º Peleia de MCs, chamando muita atenção da comunidade que por ali transitava.

Esteve presente no evento o Coletivo Kilombagem Suburbana de hip hop, a Associação Capoeira Angola de Cultura Popular e a Banda Griôs da Rua, também o Mestre Bahia que preparou uma degustação da culinária africana: cuszcuz de tapioca e mungunzá.
De forma simultânea foram feitas tranças Nagos e cortes de cabelos masculinos, o que literalmente “fez a cabeça” da galerinha.

O momento mais esperado foi a apresentação de um Rap produzido pelas crianças e adolescentes sob a coordenação do professor Deivisom Camargo, finalizando com a roda de capoeira.