quinta-feira, 2 de junho de 2016

Encontro do Mês de Maio

No dia 25 de maio ocorreu a reunião mensal das famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, especialmente as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família – PBF. 

A Assistente Social Stela Maris Canova trabalhou o tema “Cadastro Único e Programa Bolsa Família” e aproveitou o momento para apresentar a atual Secretária de Assistência Social Claudete Haiduki. 

Claudete, que já foi Secretária desta pasta há anos atrás, apresentou-se aos participantes clareando seu papel enquanto gestora e mostrando seu comprometimento com o andamento dos programas e projetos desta área. 

Stela, com o apoio da psicóloga Carlise Ecco Faitão, que também trabalha com o Cadastro Único e PBF, abordou as funcionalidades do cadastro e do programa, formas de acesso a benefícios e condicionalidades. 

Foi possível perceber que até mesmo as famílias beneficiárias têm muitas dúvidas quanto a forma de seleção das famílias, condicionalidades e cálculo do valor do benefício. Algumas dúvidas puderam ser esclarecidas ali mesmo e outras foram encaminhadas para atendimento individualizado pela necessidade de avaliar as especificidades dos casos. 

Ao final do encontro foram realizadas atividades ligadas ao Dia do Desafio, cuja disputa foi com o município de Arapuã/PR.


 


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ha claro minha bolsa familha bloquearam porque meu marido tem cartera assinada mas vao no bairro renascer que tem duas pessoas da mesma casa que tem bolsa familha ganharam casa nova tem cartera assinada duas pessoas da mesma casa pode ganhar mas quem nao tem nada nem casa dessente pra viver um pouco melho nao tem direito

    vou denunciar todos nao tem como as pessoas ser escolidas



    ResponderExcluir
  3. Caro “anônimo”, a equipe do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família deste município, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (órgão fiscalizador) está à disposição para esclarecimentos quanto ao funcionamento do programa e a situação do seu benefício. Qualquer cidadão pode participar da fiscalização do Bolsa Família realizando denúncias de possíveis irregularidades nos setores acima citados e também pelo telefone 0800-707-2003.
    Esclarecemos que o fato de ter carteira de trabalho assinada não impede a família de receber o benefício, desde que se enquadre nos critérios de renda. Lembrando que a renda que deve ser declarada é a renda bruta, não apenas o que está na carteira, cujos dados são cruzados com o recolhimento do FGTS nos períodos de averiguação cadastral.
    Lembramos que o cadastro é autodeclaratório, e o declarante assume as previsões legais por informações falsas que venha a prestar. Também, todo cidadão pode conhecer por si próprio o funcionamento do programa através de informações nos sites do governo e no número do 0800 citado, sendo que a irregularidade de um não pode servir de razão para a irregularidade de outro, mas para promover a regularização de todos.

    ResponderExcluir