sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão, cuja abolição ocorreu de maneira oficial em 1988, mas sempre houve resistência e luta deste povo contra sua opressão e injustiça. 

A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. 

É importante comemorar esta data, pois serve para a conscientização quanto aos impactos que a cultura negra e o povo africano tiveram na formação do Brasil, em termos culturais, políticos, sociais, gastronômicos e religiosos. 

Para tanto, as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr.Darvile Dall"Oglio trabalharam neste mês sobre a data, a história da escravidão no Brasil e os efeitos que perduram até hoje na sociedade, culminando com uma integração no dia 24 de novembro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário