sexta-feira, 13 de setembro de 2019

I Conferência Intermunicipal de Assistência Social

Aconteceu em Jacutinga/RS durante o dia 10/09/2019, a I Conferencia Intermunicipal de Assistência Social, com a participação, além do município sede, Campinas do Sul, Cruzaltense, Paulo Bento, Ponte Preta e Quatro Irmãos.

As conferências são espaços de reunião entre a sociedade civil e governamental, que tem por objetivo ampliar, discutir, avaliar e debater as políticas públicas de forma coletiva, neste caso, a política de assistência social, com o objetivo de ampliar os direitos socioassistenciais.

Pela parte da manhã, as equipes técnicas e membros dos conselhos dos 06 municípios participantes realizaram a pré-conferência, onde foram apresentados os eixos e suas respectivas propostas.

Na parte da tarde aconteceu uma apresentação do grupo do SCFV de Jacutinga, houve a composição de mesa com prefeitos, vice-prefeitos, secretários de assistência social, juntamente com representantes dos conselhos municipais de assistência social de cada município participante. O Prefeito anfitrião, Sr. Beto Bordin, falou sobre a importância destes espaços para a discussão de politicas que podem ser implementas pelos entes federativos. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Jacutinga Sra. Jane Saugo, deu por aberta a I Conferência Intermunicipal de Assistência Social.

As palestras foram conduzidas pelo sociólogo Sr. Luiz Roberto Moller, que apresentou um breve histórico sobre a política pública de assistência social, seus avanços principalmente as lutas contra retrocessos destacando os desafios que os municípios terão nos próximos anos, especialmente com o encurtamento das verbas públicas federais que tem obrigado os municípios gastarem cada dia mais, recursos próprios para garantir o atendimento da população das atividades da assistência social. Como principais preocupações para o cenário futuro, foram destacadas a questão do congelamento dos investimentos dos recursos públicos para os próximos 20 anos; a redução dos direitos sociais somadas às consequências da Reforma da Previdência Social; o processo de envelhecimento populacional e a questão do enfrentamento as diversas formas de preconceitos presentes na sociedade como a internação compulsória de pessoas com quadro de dependência química, bem como a situação que envolve o apoio à família para reforçar o cuidado essencial de seus membros e indivíduos abandando o caráter da institucionalização e da dependência cada vez maior dos serviços públicos.

O evento contou com a presença das equipes técnicas de assistência social, que atuam nos CRAS, dos municípios envolvidos, membros dos conselhos, representantes de diversas entidades que atuam no meio social e delegações com aproximadamente 25 pessoas de cada município.

No final foram aprovadas as propostas e feita a eleição dos delegados de cada município para participarem da conferência estadual que ocorrerá em novembro em Porto Alegre, finalizando com uma confraternização.












Nenhum comentário:

Postar um comentário