sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Uma Tarde na Praça: a apropriação do espaço público como estratégia de integração social

A tarde do dia 10 de outubro começou com uma cantoria surpresa para os funcionários e munícipes que estavam na sede da Prefeitura do município.

Os grupos que são atendidos semanalmente na quinta-feira no CRAS, neste dia não foram até o CRAS, mas até a praça central da cidade, de onde se organizaram para ocupar a frente da prefeitura e encantar todos a sua volta, proporcionando uma tarde um pouco mais leve e mais alegre.

Depois os grupos retomaram a praça, usufruíram do galpão da semana farroupilha e se colocaram sob a sombra das árvores, onde passaram algumas horas de integração através de cantos e música, bem estar, alegria e diversão, regados a um bom lanche, suco e chimarrão circulando de mão em mão.

Esta ação coordenada pela Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), mobilizou os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para ocupar os espaços públicos e provocar a sua essência:  um ambiente aberto, de livre acesso e democrático para a manifestação da diversidade das relações humanas e sociais.

Certamente as horas de vento no rosto e sorriso na cara proporcionaram diversos benefícios para a saúde mental, em consonância ao Dia Internacional da Saúde Mental, neste 10 de outubro, e também o uso consciente do direito universal dos cidadãos ao uso e usufruto dos espaços públicos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário