segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Projetos de Geração de Renda da Horta Comunitária e de Produção de Flores e Mudas

No início de setembro, reuniram-se na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social de Jacutinga, a equipe técnica CRAS (Psicóloga Carlise Faitão e Assistente Social Wagner Barzotto), Secretária de Assistência Social Ivete Muller, e as representantes das famílias que participam do Grupo Horta Comunitária.
O objetivo do encontro era tratar sobre a retomada das atividades na horta, uma vez que o local de instalação terminou de ser reconstruído pós devastação ambiental ocasionada pelo excesso de chuvas que ocasionou a cheia do rio localizado nas proximidades que alagou a horta no passado.
Na ocasião, ficou decidido e acordado entre os participantes, visando a participação justa de famílias que necessitam do auxílio financeiro e de alimentação por meio de cesta básica, que as famílias que atualmente se encontram engajadas no projeto, passarão por estudo psicossocial que avaliará a real necessidade de grupo familiar, decidindo posteriormente em Conselho quais continuarão, ou caso avaliado, substituição de alguma família que conseguiu superar a situação de vulnerabilidade social, conseguindo de subsidiar de forma autônoma, e, portanto, sem necessidade de continuar no projeto.
Ainda, foram discutidas questões relativas à escolha de diretoria para o ano de 2015, visto que a última escolha foi realizada em 2013. As participantes democraticamente decidiram pela permanência da atual diretoria para o momento. Por fim, questões práticas do cotidiano do grupo da horta, como a dinâmica de trabalho e seus respectivos dias ficaram acertadas pela autonomia que o grupo já possui, visto que seu desenvolvimento já decorre de anos de trabalho e empenho de todos.
Outro grupo que também se reuniu sob acompanhamento da equipe CRAS e Secretaria de Assistência Social, foi o projeto Flores na Comunidade (produção de flores e mudas), contando com a presença do bolsista de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde na ocasião foram discutidas questões referentes ao desenvolvimento do grupo, visando resolver situações que ainda estavam pendentes em relação à prática das atividades. Além disso, foi colocado pelos técnicos presentes quanto ao reinício das atividades junto a Horta Comunitária, incentivando para promoção da parceria entre os dois grupos, considerando que no grupo das Flores, será inicializado o semeio de hortaliças, que posteriormente serão vendidas mudas para o plantio na Horta Comunitária.

Os dois projetos recebem investimento público para insumos e incentivos, além do acompanhamento técnico sistemático.



Nenhum comentário:

Postar um comentário