quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Trabalho na rádio sobre Agressividade na 1ª Infância no Contexto Escolar

Na manhã do dia 18 de maio a psicóloga Carlise Ecco, vinculada ao CRAS, participou no espaço semanal da Secretaria Municipal de Educação na Rádio Comunitária de Jacutinga. Em parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil Arco Ires, Carlise abordou o tema da “Agressividade na 1ª Infância no Contexto Escolar”.
O tema foi desenvolvido a partir de sua definição conceitual, passando pelas manifestações normais e patológicas na 1ª infância, até as orientações para familiares e professores sobre possíveis intervenções na prevenção de uma conduta agressiva na família e na escola.

Intervenções possíveis para prevenir uma conduta agressiva:
1. Conversas claras e seguras sobre limites;
2. Pais seguros, afetivos e pacienciosos;
3. Professores com formação de qualidade, ampliada e permanente sobre desenvolvimento humano;
4. Atividades em que a criança possa manifestar sua energia, criatividade e emoções, como o esporte monitorado, por exemplo.
5. Estimular relações de amizade e conhecimento com famílias de diferentes culturas, religiões, cores e situações socioeconômicas.
6. Estimular que a agressividade seja direcionada para atividades criativas e entusiasmadas que produzam cultura.
7. Promover através do exemplo em casa e na escola sentimentos e ações de igualdade, justiça, empatia e solidariedade.
8. Criar espaços de debates dentro da escola para reflexão sobre as vivencias da comunidade escolar.
9. Contar com um plano político pedagógico que promova a participação da comunidade escolar nos planejamentos e nas resoluções dos problemas.





“O desenvolvimento não se faz em linha reta e sim por crises. Não há desenvolvimento fora dos sofrimentos e alegrias, sucessos e fracassos, satisfações e frustrações, progressões e regressões do processo existencial”.
Carlos Byington

Nenhum comentário:

Postar um comentário