terça-feira, 16 de agosto de 2011

CRAS - A Casa da Família








Em Jacutinga, o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS é conhecido como a “Casa da Família”. Nesta “Casa” são prestados serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF. Entre os serviços prestados, destacam-se: acolhimento; acompanhamento em serviços socioeducativos, de convivência, ou por ações socioassistenciais; encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais; orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.

Para efetivar estes e outros serviços, o CRAS conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicóloga, auxiliar administrativo e monitores de grupos. Os monitores desenvolvem os seguintes grupos de atividade: Artesanato; Computação; Corte e Costura; Higiene e Limpeza; Idosos; Marcenaria; Panificação; e Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Além destes, são desenvolvidos dentro do CRAS: o grupo da Horta Comunitária; o Programa Bolsa Família, Programa Primeira Infância Melhor – PIM (Intersetorial) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI (Proteção Social Especial).

Sendo assim, o CRAS é um espaço de concretização dos direitos socioassistenciais. A articulação e fortalecimento da rede de Proteção Social Básica local objetivam: prevenir as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social, apoiar famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inseri-los na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário